BLOG SUPERMAIS

Anvisa abre dados sobre medicamentos controlados e antimicrobianos

21/12/2020

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou no Portal Brasileiro de Dados Abertos do Governo Federal e no gov.br informações sobre a venda de medicamentos controlados e antimicrobianos.

Segundo a Anvisa, as bases de dados estão disponíveis em arquivos para download e possibilitam ao usuário realizar diferentes tipos de análises e pesquisas. Já os painéis hospedados na plataforma gov.br permitem a visualização gráfica e tabular das informações e a filtragem dos dados de várias formas.

Esses bancos de dados são integrantes de dois sistemas – o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que reúne informações provenientes de farmácias e drogarias privadas, e o Datavisa, que agrega as referências do cadastro de medicamentos registrados.

Os dados do SNGPC são objeto frequente de requisições da sociedade, revela a Agência. “Antes da disponibilização das bases, as solicitações eram atendidas individualmente. Com essa medida, a Anvisa democratiza o acesso e facilita a consulta a referências importantes para a realização de pesquisas epidemiológicas sobre o consumo de medicamentos controlados e antimicrobianos no País. Além disso, a novidade se integra à estratégia do governo digital”.

As bases de dados abertos, os painéis e a respectiva documentação já estão disponíveis para livre acesso nos portais de dados abertos e de serviços digitais do Governo Federal. De acordo com o órgão regulador, a “ação representa mais um grande avanço na transparência ativa da Agência e na prestação de serviços on-line”.

Para consultar os dados de vendas de medicamentos controlados, antimicrobianos e outros, o interessado pode consultar a página do gov.br ou o portal de dados abertos do Governo Federal na internet.

Rede de Farmácias Supermais   |   Desenvolvido por tks criativa